sexta-feira, 1 de julho de 2011

Subsídio de Natal(Penhora)

Mais uma vez vim até este pequeno espaço de opinião, algo legítimo em "Democracia".
Queria interrogar o Sr. Primeiro Ministro de Portugal sobre a cativação de uma parte do subsídio de natal de mais de 3 milhões de Portugueses.
Todos nós (Portugueses) incluindo o Sr., sabe que, quem levou o País a actual situação económica foram os que o governou ao longo dos anos após regime ditatorial o chamado 25 de Abril. Estão todos identificados, os que enriqueceram indevidamente, aproveitaram-se a grande do País como se não existisse o amanhã e fizeram fortunas incalculáveis. Se o Sr. é homem de coragem e quer mesmo o bem do País, seu progresso, pôr as contas públicas em ordem, não é penalizando aqueles que nunca tiraram um cêntimo indevidamente dos cofres do estado, penalizar aqueles que, para eles o subsídio de Natal é como se fosse um balão de oxigénio que os vai permitir ajustar o orçamento familiar, cumprir com obrigações pendentes perante os fornecedores de serviços domésticos. Para eles o subsídio não serve para destruir em presentes chorudos para os filhos porque é a única forma de os incentivar nos estudos.
Eu faria o contrário se fosse primeiro ministro de Portugal.
1) Apurava o valor patrimonial de todos os Portugueses sem excepção que tiveram oportunidade de exercer um cargo politico após o 25 de Abril;
2) Apurava a remuneração líquida auferida ao longo da vida profissional, heranças e todos os recebimentos lícitos;
3) Se existir uma substancial diferença entre o nº 1) e 2), é porque existe matéria para abrir um processo judicial e imputar responsabilidades.
Desta forma, a cobertura do défice seria mais lenta mas mais segura e melhor, evitando sobrecarregar os menos afortunados ou seja aqueles que nunca se aproveitaram do País, os penalizados seriam aqueles que já se aproveitou do País e agora o País precisa deles.
Dizia o Francês Fouquet num artigo de opinião no século XIV, que, " É preciso sacar dinheiro aos pobres, eles não têm muito mas são muitos", neste caso em especial seria o contrário, o País precisa que lhe seja devolvido tudo ou uma parte do que lhe foi tirado ao longo dos anos e não são os pobres que o fizeram, siga os conselhos e o seu mandato renovar-se-a porque bastou só uma semana para início da desilusão.

Um bem haja para todos os Portugueses e viva Portugal de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário